Novidades no acervo da Biblioteca – n. 02/2015

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Saúde, migração, tráfico e violência contra mulheres


Com o subtítulo O que o SUS precisa saber, a obra é uma coletânea de artigos sobre adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade ao tráfico para fins de exploração sexual e trabalho degradante, o livro aborda e discute o tema sob a perspectiva da saúde pública. Resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade de Brasília, a obra reúne 11 artigos independentes e intercomplementares que pretendem introduzir o tema, ainda novo para o Sistema Único de Saúde (SUS), no escopo de interesse de pesquisadores e profissionais da saúde e da assistência social.

Segundo os organizadores, na dimensão da intersetorialidade das políticas públicas, o livro pode contribuir com as articulações entre os vários setores envolvidos em ações de acolhimento e atendimento das pessoas resgatadas das diversas situações de tráfico existentes – além do SUS, o Sistema Nacional de Assistência Social (Suas) e o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Os artigos foram elaborados a partir das atividades de pesquisa realizadas no âmbito do projeto “Saúde, migração e tráfico de mulheres para fins de exploração sexual e trabalho degradantes”, representando parte do processo de coleta e análise dos dados. O livro – que traz ainda uma compilação de textos do documento Um guia para brasileiros no exterior: passaporte para a liberdade, editado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) – foi publicado simultaneamente com o caderno pedagógico de mesmo título, também disponível no acervo da biblioteca.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 02 a  a 27/02/2015.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket