Novidades no acervo da Biblioteca – n. 16/2014

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Social na Epidemiologia


Homenagem ao legado da cientista social Cecília Donnangelo, professora do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, no esforço brasileiro de construção da saúde coletiva, o livro é baseado na última aula ministrada por ela em um inusitado curso de epidemiologia realizado, em outubro de 1982, na Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo. Autora de obras essenciais como Medicina e sociedade e Saúde e sociedade, baseadas em sua tese de doutoramento e de livre-docência, respectivamente, Donnangelo é essencialmente conhecida por suas reflexões sobre o projeto político e os dilemas que envolvem as práticas de saúde, especialmente a prática médica, na reprodução da força de trabalho nas sociedades de classe. Na aula reproduzida no livro, ela insere de forma pioneira a dimensão social no campo da epidemiologia.

Organizada em três seções, a obra descreve o contexto em que o curso foi realizado – uma demanda específica de um pequeno grupo de sociólogos que haviam ingressado pouco antes na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; a transcrição fidedigna da aula, intitulada “A conceptualização do social na interpretação da doença: balanço crítico”; e os comentários críticos sobre a atualidade da contribuição do pensamento de Donnangelo para a saúde coletiva, em que se destacam o equatoriano Jaime Breilh, professor de epidemiologia e diretor da área de saúde da Universidad Andina Simón Bolivar, e José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, professor titular do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

O livro sobre Cecília Donnangelo – que faleceu em janeiro de 1983 em um acidente de carro – é uma edição do Instituto de Saúde, no âmbito da coleção “Temas em Saúde Coletiva”.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 03 a 28/11/2014.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket