Novidades no acervo da Biblioteca – n. 11/2014

quinta-feira, 5 de junho de 2014

O laboratório e a República: saúde pública, ensino médico e produção de conhecimento em São Paulo (1891-1933)



Com origem na tese de doutorado defendida em 2004, por Márcia Regina Barros da Silva, na Universidade de São Paulo, este livro tem como argumento central que as ciências e suas histórias são necessárias para compreensão da história do Brasil.

A proposta da autora é acompanhar como foram se transformando as relações entre medicina, saúde e sociedade em São Paulo, no período que vai de 1891, data da primeira lei estadual, que estabelecia a criação de uma escola de medicina no Estado de São Paulo, até a incorporação da Faculdade de Medicina e Cirurgia à Universidade de São Paulo.

O livro está dividido em três capítulos. O primeiro analisa como a “república paulista” aborda os temas saúde e ensino. O segundo investiga as atividades médicas de atendimento e tratamento, realizadas em diferentes instituições em São Paulo. E o terceiro capítulo avalia quais iniciativas ajudaram a preparar o terreno para a implantação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP).

A historiadora apresenta uma ampla pesquisa documental que recupera a visão mais especializada da saúde e da doença, e investiga os caminhos percorridos pelos médicos paulistas, na busca da consagração da ciência médica em benefício da saúde pública no Estado de São Paulo.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 02 a 28/06/14.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket