Novidades no acervo da Biblioteca – nº 09/2014

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O direito de vir a ser após o nascimento


Eliane Elisa de Souza e Azevedo, formada em medicina, doutora em genética e fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, estimula reflexões bioéticas com relação à dignidade do ser humano e seus direitos humanos, independentemente de suas características genéticas. Essa dignidade faz com que seja imperativo não reduzir os indivíduos e suas características genéticas e respeitar suas singularidades e diversidades.

Segundo a autora, a ciência deve sempre vir acompanhada de ética e prudência. Ela defende a universalidade do direito à vida mais plena, onde ciência e tecnologia não agridam a dignidade humana.

Este livro nos mostra que a bioética transpassa outras áreas do conhecimento, no sentido de compreender e explicar problemas, que desafiam a humanidade, como ética (aspectos sociais), genética (aspectos biológicos e tecnológicos) e direito (aspectos jurídicos). Em um mundo em que a ciência e a tecnologia são prioridades surge uma preocupação com o direito de vir a ser, o direito que cada criança tem de nascer e se desenvolver em um ambiente capaz de propiciar uma maturação e um desenvolvimento físico e mental com dignidade.

Em resumo, a autora defende o direito à vida na sua plenitude, e tenta provar que o limite moral da ciência é a dignidade humana, e que existir é ser com outros e para outros.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 05 a 16/05/2014.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket