Manual viabiliza coleta de informações nutricionais em inquéritos dietéticos

quinta-feira, 14 de novembro de 2013


O novo título da Editora Eletrônica da Faculdade de Saúde PúblicaTabela nutricional de suplementos para uso em inquéritos dietéticos – tem por objetivo auxiliar pesquisadores do campo da nutrição na obtenção de dados sobre a ingestão de suplementos dietéticos. O trabalho visa à coleta de informações de forma mais específica, completa e abrangente sobre suplementos alimentares, permitindo a obtenção de dados de ingestão de nutrientes e compostos bioativos mais fidedignos.

Organizada pelo Grupo de Pesquisa de Avaliação de Consumo Alimentar da FSP/USP, a publicação apresenta a tabela nutricional de suplementos, desenvolvida a partir de dados da pesquisa “Métodos e técnicas para estimativa da prevalência da inadequação de nutrientes em indivíduos residentes em regiões do Estado de São Paulo”, realizada entre 2007 e 2008, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para a construção da tabela nutricional, foram utilizados dados da pesquisa “Inquérito de Saúde do Município de São Paulo (ISA-Capital)”, estudo transversal conduzido na capital paulista em 2003. Os entrevistados foram questionados quanto ao uso de suplementos dietéticos (vitaminas, minerais ou outros produtos), a marca consumida e a sua frequência. Estas informações foram completadas por uma busca ativa em revendedores e drogarias que comercializam essas substâncias. A seguir, as informações nutricionais dos suplementos inventariados foram obtidas pela consulta, na sua maioria, aos sites de fabricantes, ou, alternativamente, nos rótulos dos produtos. A compilação dessas informações possibilitou a formação de um banco de dados contendo nome comercial, fabricante, informação nutricional e imagem da maioria dos produtos. Os mesmos foram classificados de acordo com as normas legais preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Comercializados sob a forma medicamentosa ou não, os suplementos dietéticos têm sido comumente utilizados em alguns países como forma de complementar necessidades nutricionais.. Seu consumo vem aumentando em várias partes do mundo, porém, a ingestão excessiva pode oferecer riscos à saúde, e por isso, o monitoramento se faz necessário. No Brasil, estudos sobre uso de suplementos nutricionais têm sido conduzidos principalmente na área de educação física e esporte, em especial investigando sua associação com melhora do desempenho físico de atletas e frequentadores de academias, ou a análise da suplementação adequada para diferentes modalidades de acordo com o consumo padrão dos atletas.

A Editora Eletrônica da FSP/USP está disponível a partir do site da Biblioteca ou pelo endereço http://www.bvs-sp.fsp.usp.br/tecom/

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket