Novidades no acervo da Biblioteca - 14 a 25/10/13

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Saúde global


Organizada pelos professores doutores Paulo Antonio de Carvalho Fortes e Helena Ribeiro, respectivamente vice-diretor e diretora da Faculdade de Saúde Pública/USP, a obra representa uma importante contribuição para ampliar e aprofundar o conhecimento em saúde global, campo ainda recente mas em acelerado processo de desenvolvimento. Na perspectiva da nova ordem mundial, segundo a qual as fronteiras nacionais são permeáveis e potencialmente passíveis de serem transpostas, discute como as questões da saúde podem afetar diversos países, regiões, pequenas comunidades e populações inteiras, com potencial e probabilidade para atingir no curto prazo vastas áreas do planeta.

O livro trata da saúde global como um campo multiprofissional e interdisciplinar que envolve ensino, pesquisa e prática, realizando uma análise aprofundada das principais áreas que o constituem. Assim, enfoca as questões e problemas de saúde, bem como seus determinantes e suas possíveis soluções, a partir de perspectiva supraterritorial, demandando intervenções de diversos atores sociais, quais sejam, países e governos, agências e instituições, nas esferas públicas e privadas.

Escrita por professores ligados ao Programa de Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP, iniciado em meados de 2013, a obra está dividida em sete capítulos: “Saúde global: um campo de em construção”; “Instituições internacionais que atuam em saúde global”; “Desafios da saúde ambiental global”; “Segurança sanitária e saúde global”; “Sistemas de saúde: trajetórias e dinâmicas”; “Razões do migrar no contemporâneo”; e “Cooperação Sul-Sul em saúde”.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket