Novidades no acervo da Biblioteca - 15 a 27/04/13

terça-feira, 16 de abril de 2013

Ethics and Epidemology


Escrito por epidemiologistas, juristas e estudiosos da ética, o livro discute em profundidade os problemas morais que muitas vezes enfrentam epidemiologistas, incluindo as questões teóricas e práticas. A obra, em sua segunda edição, apresenta os mais importantes temas éticos de epidemiologia e de áreas afins na saúde pública e medicina, entre os quais as diretrizes e políticas para o compartilhamento de dados de estudos epidemiológicos e a elaboração de um código de ética em saúde pública. Esses temas emergiram no cenário científico norte-americano depois do lançamento da primeira edição, em 1996.

Voltado prioritariamente para estudantes, epidemiologistas e profissionais de saúde que lidam com situações que exigem reflexão moral, julgamento ou decisão, o livro é útil para todas as pessoas interessadas de forma mais ampla em bioética e política de saúde. Embora focado no cenário dos Estados Unidos, cuja história, instituições e estudos representam a maior parte do material coberto pela obra, vários capítulos examinam a questão ética sob a ótica internacional, servindo, portanto, como referência que extrapola o contexto norte-americano.

A edição, totalmente revisada, inclui três novos capítulos:
Questões éticas na prática de saúde pública; Questões éticas em epidemiologia genética; e Questões éticas em pesquisa internacional de saúde e epidemiologia. Além disso, três capítulos da primeira edição também foram reorganizados, todos abordando os desenhos de pesquisa e estudos epidemiológicos que envolvam crianças e idosos, sob a perspectiva da proteção de confidencialidade, privacidade e consentimento informado, além de estudos de base comunitária de intervenção.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket