Novidades no acervo da Biblioteca - 01 a 13/04/13

terça-feira, 2 de abril de 2013

Amamentação & HIV/AIDS: 
saberes e práticas para além do modelo higienista


Analisando o tema da amamentação em um contexto interdisciplinar e enfoque multiprofissional, o livro analisa o modelo de incentivo à amamentação na prática assistencial da saúde pública brasileira, atravessado pelas contradições decorrentes da epidemia de aids. Extrapolando os aspectos biológicos do processo saúde e doença, as organizadoras da obra discutem os avanços e os impasses da promoção, proteção e apoio ao ato de amamentar na perspectiva dos determinantes socioeconômicos e culturais.

Resgatando o processo histórico que operou mudanças conceituais, programáticas e assistenciais da política brasileira de aleitamento materno e destacando as lutas sociais que garantiram direitos e proteção às mulheres que amamentam, o livro apresenta a amamentação como uma ação humana que envolve essencialmente a mãe e seus bebês. Esse protagonismo da mulher nutriz não exclui a família e a sociedade, tampouco particulariza a responsabilidade materna no cumprimento da amamentação.

Em tempos de AIDS, as autoras de Amamentação & HIV/AIDS entendem que o grande desafio é conciliar as políticas de combate à transmissão vertical do HIV com a promoção e proteção do aleitamento materno, no âmbito do Sistema Único de Saúde. É desse confronto normativo que emergem as fragilidades do cotidiano assistencial, reveladas no impasse profissional diante da mulher soropositiva para o vírus da aids, que, apesar de poder, não deve amamentar.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket