Novidades no Acervo - 21/01 a 01/02/2013

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pegando fogo – Por que cozinhar nos tornou humanos


Classificado pela crítica especializada como um ensaio científico surpreendente e fascinante, o livro do antropólogo biológico Richard Wrangham apresenta uma nova teoria sobre a evolução humana. Unindo estudos e teorias diversas, como as antropologias cultural e biológica, biologia evolutiva, primatologia e anatomia do sistema digestivo, o autor lança a “hipótese do cozimento”, segundo a qual o gênero humano definiu-se tal como o conhecemos hoje porque passou a cozinhar.

De acordo com Wrangham, o que diferenciou o Homo sapiens dos seus antepassados primatas foi sua capacidade de cozinhar, habilidade descoberta por seu antecessor imediato, o Homo erectus, que dominou o fogo e cozimento há cerca de 1,8 milhões de anos. A partir daí, a espécie passou a ter acesso a nutrientes e hábitos que mudariam completamente os rumos da evolução humana.

Discípulo de Jane Goodall, uma das maiores pesquisadoras da história da primatologia, e professor da Universidade de Harvard, o autor mostra a saga do “macaco que pensa” por meio da trajetória alimentar de comunidades de dieta exclusivamente crua ou vegetariana, de sobreviventes na selva e no mar, de esquimós, índios brasileiros, aborígenes australianos e tribos africanas. Eleito pelo jornal New York Times um dos melhores livros de 2009, Pegando fogo traz ainda o relato da experiência do próprio Wrangham, que viveu em território selvagem dos chimpanzés, na África, alimentando-se da mesma dieta consumida pelos animais.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket