Novidades no acervo da Biblioteca – 22/10 a 01/11/12

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dos micróbios aos mosquitos –
a febre amarela e a revolução pasteuriana no Brasil


Articulando recentes avanços da história, da filosofia e da antropologia da ciência, a obra faz um resgate da trajetória de Domingos Freire. Pesquisador das ciências biomédicas nas últimas décadas do século XVIII e professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Freire chegou a desenvolver uma vacina contra a febre amarela, tornando-se um dos mais destacados médicos de sua época. Mas, ao contrário dos seus contemporâneos ilustres, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Adolfo Lutz, Freire caiu no ostracismo.

Para o autor do livro, o historiador Jaime Larry Benchimol, atualmente editor da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, além de recuperar a profícua obra de Freire, Dos micróbios aos mosquitos desvela a complexa rede de pesquisa que começava, então, a unir os cientistas brasileiros. A narrativa original permite ao leitor conhecer o modo pelo qual estes pesquisadores se organizavam e geriam suas academias e práticas, tecendo a trama de forças sociais mais amplas em favor de suas pesquisas. Ao mesmo tempo, o livro permite ao leitor conhecer as idéias, hipóteses, teorias e técnicas que esses pioneiros da ciência punham em circulação.

Finalmente, pela obra de Benchimol é possível ver de modo diferente o processo pelo qual a “ciência moderna” se tornou, no Brasil, a um só tempo, “ciência” e “moderna”.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket