Novidades no acervo da Biblioteca – 08 a 20/10/2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

“Estudos de filosofia e história das ciências biomédicas”



Um diálogo entre as ciências humanas e as biomédicas. Esse é o fio condutor da obra, que afirma a necessidade de uma estreita relação entre a ciência atual, a filosofia e a história das ciências para a melhor compreensão e desenvolvimento do conhecimento dos seres vivos.

Organizado pelas professoras Marisa Russo e Sandra Caponi, o livro está inserido na tradição dos estudos que conciliam o trabalho de pesquisa científica e a reflexão filosófica e epistemológica sobre a ciência não apenas como geradora de conhecimento, mas também como prática sociaL, atual e histórica. Sob essa perspectiva, a obra expõe alguns dos principais debates contemporâneos em torno da filosofia, da história e da biomedicina, objetivando encontrar um modo de expressão de coexistência e cooperação para o conhecimento do ser vivo.

Composto por um conjunto de textos que discutem a ciência a partir do século XVII, quando a ciência moderna é instaurada como tal, o livro percorre o caminho histórico e filosófico do conhecimento, servindo como ponto de reflexão sobre as várias maneiras de interpretar, elaborar conceitos e construir relações sobre o ser vivo. Multifacetados no que diz respeito ao estilo e engajamento dos autores, os textos apresentam diferentes metodologias e visões, mas apresentam-se complementares, formando um amplo painel sobre a história e a filosofia da biomedicina.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket