Romero Britto em Exposição Gratuita no Espaço Cultural HU

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Obras recentes do artista pernambucano Romero Britto, radicado nos Estados Unidos, compõem a mostra, aberta ao público no dia 7 de agosto, no Espaço Cultural do Hospital Universitário na USP, em comemoração aos 31 anos da instituição. O artista é conhecido internacionalmente por utilizar formas geométricas e cores vibrantes em suas obras.

A exposição terá 35 quadros, entre peças de acrílico sobre tela, esculturas, gravuras, pôsteres e giclês, segundo o curador Antonio Carlos Cavalcanti Filho.

Inusitada, polêmica, badalada. Adjetivos não faltam para classificar a obra de Romero Britto, referência internacional do cubismo. As criações do brasileiro combinam elementos do cubismo, da arte pop e do grafite. “Seu trabalho se identifica com os ícones do pop art Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Keith Haring e tem influências das vanguardas do cubismo histórico de Pablo Picasso, Joan Miró e Henri Matisse”, diz Roberta Britto, representante oficial do trabalho do artista.

Para a superintendente do HU, professora doutora Sandra Grisi, poder expor as obras de Romero Britto no Espaço Cultural HU é uma conquista do projeto Arte Cura, trazida por Ivald Granato, presidente do Grupo G-Onze. “A arte de Romero Britto vem de encontro ao projeto idealizado por Ivald Granato para o hospital, pois ele intitula sua obra como Arte da Cura. A arte tem importante função de auxílio terapêutico e, cada vez mais os serviços de saúde abrem suas portas para atividades artísticas, resultando em um ambiente humanizado e promovendo bem-estar para pacientes e para quem trabalha com doenças”, explica a professora Sandra.

Artista do retrato da infanta Leonor e dos Reis Juan Carlos e Sofía, Britto realizou interpretações de figuras políticas, da nobreza e artistas. O brasileiro também criou o monumento The big apple, que simboliza a cidade de Nova York no aeroporto John F. Kennedy e recriou a pirâmide de Gisé em plenário no Hyde Park em Londres.

Os interessados podem visitar a mostra até o dia 6 de setembro, sempre de segunda a sábado, com entrada gratuita. O Espaço Cultural fica aberto das 8 às 19 horas (Av. Dr. Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária – São Paulo).

Informações:
Tel.: (11) 3091-9475

Fonte: Assessoria de Comunicação do HU - Tels. (11) 5090-0590 / 5093-0226

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket