A saúde pública dos livros

segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Em uma biblioteca os livros têm uma vida bastante agitada. Passam de mão em mão, de mochila em mochila, de casa em casa, mesa em mesa, quarto, cama, copa, cozinha e por aí vai...

O leitor, ávido de informação, lê, anota, dobra, rabisca, às vezes dorme em cima e em outras o cachorro come. Os livros são carregados para as aulas, para casa, para o trabalho, faça chuva ou faça sol. Essas andanças fazem com que eles se derretam ao sol tropical, fiquem com a capa empenada, percam a lombada, enfim, o livro sofre, mas não reclama, continua ao seu dispor guardando informações e/ou segredos para serem descobertos silenciosamente.

Você sabia que todas essas idas e vindas podem causar danos à saúde do livro e por vezes irreversíveis? Por essas e por outras damos algumas dicas para o manuseio dos livros e como evitar danos. Conservem o livro adotando medidas preventivas para a sua saúde, evitando assim que ele vá parar na UTI, isto é, ser restaurado e reencadernado. Seguindo esses cuidados preventivos, você estará contribuindo para prolongar a vida útil do acervo da Biblioteca.
  • Ao retirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada. 
  • Não fazer anotações ou marcações nos livros, mesmo que a lápis. As anotações importantes para você podem não ser importantes para outro usuário.
  • Evite folhear os livros com os dedos umedecidos com saliva ou com as mãos sujas.
  • Evite debruçar-se ou apoiar os cotovelos sobre os livros.
  • Utilize marcadores de páginas. Evite dobrar (fazer “orelhas”) e marcar páginas com objetos como clipes, lápis, caneta e outros, para não deformar o papel.
  • Evite reproduzir livros frágeis ou muito antigos em copiadoras.
  • Evite comer e beber perto das obras, pois o alimento e o líquido podem causar danos irreversíveis aos materiais.
  • Nunca utilizar fitas adesivas ou cola. Quando necessário o conserto, comunique o problema no momento da devolução.
  • Ao rasgar ou recortar folhas, figuras e capítulos de livros você estará mutilando a informação, que poderá ser única e insubstituível, e que é de uso de todos.
  • A exposição dos livros à luz solar, à chuva ou ao calor prejudicam a conservação do papel e facilita o desenvolvimento de micro-organismos. Evite variações de temperatura e umidade e não deixe os livros dentro do carro.
  • A fumaça do cigarro e as cinzas amarelam e mancham os livros, além do odor desagradável que fica no material, portanto, evite fumar perto das obras.
  
E para resumir... Assista ao vídeo:

2 comentários:

Angela Cuenca disse...

Muito bacana e criativo. Gostei bastante de "Livros" com Caetano Veloso - deve ter sido gravado no Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro.

Marina Macambyra disse...

Ótima matéria, colegas. Até quem não gosta de livros, gente sem entranhas, é capaz de gostar!

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket