Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP

sexta-feira, 5 de novembro de 2010




A Biblioteca Digital de Cartografia Histórica (BDCH) reúne a coleção de mapas digitalizados a partir dos mapas impressos do antigo Banco Santos, que atualmente estão sob custodia do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP).

Disponibilizando imagens cartográficas na Web, em alta resolução, além de um conjunto de informações de natureza técnico-científica (projeções, escalas, coordenadas), as técnicas de impressão e os suportes materiais que viabilizaram a sua circulação e consumo cultural, a BDCH está acessível não só aos estudiosos de cartografia histórica, mas também aos pesquisadores, educadores e ao público em geral. Mais do que fonte de informações de mapas, a BDCH procura ser interativa, cruzando informações e buscando diálogo com diferentes ramos do conhecimento.

Um destaque para a BDCH é que cada imagem cartográfica disponível na base de dados apresenta uma cartobibliografia para aprofundamento das pesquisas. É um recurso a mais no grupo de bibliotecas digitais da USP.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket